Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cidadão é preso após mandado de prisão prescrito há mais de 5 anos

    há 10 anos

    A Justiça deferiu Habeas Corpus impetrado pela Defensora Pública Bethânia Dias, que atua na Comarca de Rondonópolis, concedendo a liberdado a um preso que havia sido condenado a 5 meses de reclusão por delitos de trânsito, em regime aberto, na Comarca de Campo Novo do Parecis, em decisão proferida em 2007.

    Bethânia explica que faz visitas regularmente ao presídio e que, ao saber do caso, entendeu que o crime já havia sido prescrito, uma vez que para uma pena de 5 meses, o prazo para prescrição é de 2 anos. J.S.D. foi preso em dezembro de 2013, 6 anos após sua condenação.

    Para a Defensora, "como é cediço, após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória para ambas as partes surge o título penal, que deve ser executado dentro de certo lapso de tempo, variável de acordo com a pena aplicada. Em não sendo respeitado o prazo estatuído, perde ele a sua força executiva, não podendo mais ser executado em razão da prescrição da pretensão executória, também denominada prescrição da execução ou da pena".

    Segundo Bethânia, constata-se, ainda, que na data dos fatos, J.S.D. era menor de 21 anos, aplicando-se a regra do artigo 115 do Código Penal, cuja prescrição da pena remanescente passa a ser de um ano.

    Conforme o juiz João Francisco de Almeida, está prescrita a pretensão punitiva do Estado após a publicação da sentença com trânsito em julgado somente para a acusação, se houver transcorrido tempo superior ao prazo prescricional antes do trânsito em julgado do acórdão, considerada a pena concretamente aplicada e o fato de que o acórdão confirmatório da sentença condenatória não interrompe a prescrição.

    "Assim, está efetivamente extinta a punibilidade do agravado", decidiu o magistrado. "Diante do exposto, nos termos do art. 107, IV, c/c art. 109, VI (Redação anterior à Lei 12.234/2010), ambos do CP, declaro extinta a punibilidade do réu, pela superveniência de prescrição da pretensão executória do título penal. Sirva excepcionalmente a presente como alvará de soltura. Após o trânsito em julgado, procedam-se todas as comunicações necessárias, inclusive no Cartório Distribuidor, arquivando-se os presentes autos".

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2422
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidadao-e-preso-apos-mandado-de-prisao-prescrito-ha-mais-de-5-anos/112349602

    Informações relacionadas

    Loise Santos, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Da execução alimentar e seus ritos

    Correio Forense
    Notíciashá 15 anos

    Corregedoria aumenta prazo de validade dos mandados de prisão civil

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 15 anos

    Mandado de prisão pode ter prazo de validade

    Mandado de prisão pode ter prazo de validade

    Wander Fernandes, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Como calcular o Valor da Pensão Alimentícia pelo Trinômio: -Necessidade - Possibilidade -Proporcionalidade.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)