Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Em duas votações unânimes, Senado aprova PEC das Defensorias

    há 10 anos

    Na semana em que se comemorou o Dia do Defensor Público, as Defensorias de todo o País conquistaram uma vitória histórica junto ao Senado Federal. Em duas votações unânimes nesta terça-feira (20), os Senadores aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Defensorias.

    A PEC fixa o prazo de oito anos para que todas as Comarcas do Brasil contem com um Defensor Público. Além disso, o número de profissionais deverá ser proporcional à demanda do Município e à população abrangida pela Comarca.

    A proposta, que agora segue para promulgação por parte do Congresso Nacional, também deixa claro que a defesa integral e gratuita dos economicamente menos favorecidos, missão da Instituição, abrange tanto os direitos individuais como coletivos, seja na via judicial ou extrajudicial.

    Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, a aprovação da PEC representa a universalização do acesso à Justiça. “A manta da democracia, que reveste o nosso Estado de Direito, ganhou um colorido mais forte com a aprovação da PEC, representando milhões de pessoas que passarão a ter a Justiça ao seu alcance”.

    Motivação

    Um dos motivos para apresentação da proposta foi os índices apresentados no estudo elaborado pelo Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e intitulado de “Mapa da Defensoria Pública no Brasil”. Conforme o levantamento, hoje somente cerca de 28% das Comarcas do País contam com o atendimento de um Defensor Público.

    Em Mato Grosso, embora o índice seja maior do que a média Nacional, sendo superior a 50%, o intuito do Defensor-Geral é convocar o maior número de Defensores Públicos aprovados no Concurso Público realizado em 2010, uma vez que o prazo de validade do mesmo se encerra em junho deste ano.

    “Se conseguirmos convocar os 46 Defensores que temos direito, vamos poder reabrir as 37 Comarcas fechadas no interior e reforçar as que possuem uma demanda maior antes mesmo do prazo estipulado pela PEC. Para isso, estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para garantir o aporte financeiro necessário”, declarou Djalma. Hoje a Instituição conta com 154 Defensores atuando em 42 das 79 Comarcas do Estado. Curta nossa página no Facebook

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-duas-votacoes-unanimes-senado-aprova-pec-das-defensorias/120001244

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)