Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei obriga cartórios de MT a atender clientes em no máximo 30 minutos

    há 13 anos

    Já está em vigor em Mato Grosso a lei que prevê multas para cartórios que não atenderem seus clientes no prazo máximo de 30 minutos. Para cumprir a lei, já publicada no Diário Oficial do Estado, os cartórios serão obrigados a instalar máquinas no início da fila para o atendimento. Nessas máquinas vão emitir boletos com o horário em que o cliente entrou na fila para registrar o tempo de espera.

    Caso o cliente perceba que o tempo ultrapassou os limites estabelecidos pela lei, deverá encaminhar denúncia por escrito contra o cartório, juntamente com o boleto que comprove a irregularidade, ao Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon). Os cartórios têm 120 dias para se adaptarem às exigências da lei.

    Segundo a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Niuara Ribeiro, os cartórios estão com dificuldade para cumprir a nova lei. 'Alguns dos serviços realizados nos cartórios exigem uma análise de documentos e isso leva tempo. Sem falar que tem gente que chega no cartório e não sabe exatamente o que realmente tem que fazer, quais são os documentos necessários, quem ela deve procurar. E nós precisamos de tempo para orientar esses clientes. Se eu for trabalhar preocupada com o relógio posso pular alguma etapa, e não atender meu cliente corretamente', explica a presidente.

    Além de ser contra a determinação de um prazo para o atendimento, Niuara também afirmou que faltou diálogo por parte do Governo do Estado com os Notários. 'Acho que o Governo poderia ter entrado em contato com a Anoreg e conversado sobre o problema. Não foi feito nenhum estudo sobre o atendimento nos cartórios para a determinação deste prazo', disse.

    A presidente afirmou ainda que o setor jurídico da Anoreg está estudando o caso e pretende entrar na Justiça contra a lei. 'É uma lei inconstitucional que prejudica o nosso trabalho. Vamos acionar a justiça pelos nossos direitos', garantiu Niuara.

    A nova lei estabelece multa de 1.000 Unidades de Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF/MT), algo em torno de R$ 34.820 para os cartórios que descumprirem a regra. A multa dobra em caso de reincidência.

    Fonte: G1 MT

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-obriga-cartorios-de-mt-a-atender-clientes-em-no-maximo-30-minutos/2665784

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)