Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ribeirinho Cidadão: pai biológico e ex-parceiro da mãe brigam por reconhecimento de paternidade; Defensora ajuíza ação

    há 8 anos

    Ribeirinho Cidadão: pai biológico e ex-parceiro da mãe brigam por reconhecimento de paternidade; Defensora ajuíza ação


    A Defensora Pública Corina Pissato ajuizou Ação Negatória de Paternidade cumulada com Ação de Investigação de Paternidade com Retificação de Registro, em favor de Claudete Penha Mota, que registrou a filha A.V.P.C. em nome do parceiro a época do nascimento e cujo pai biológico, posteriormente, manifestou interesse em reconhecer a paternidade. O caso atípico de reconhecimento de paternidade chamou a atenção durante o Ribeirinho Cidadão IX.


    “Normalmente acontece o contrário. Nesse caso, são dois homem brigando pelo reconhecimento de uma criança e sem a atuação da Defensoria Pública, mais especificamente do projeto Ribeirinho Cidadão, seria impossível o registro por parte do pai biológico, principalmente por eles viverem em locais diferentes e pela dificuldade de acesso à Justiça”, pontou Corina Pissato.


    Acontece que, segundo a mãe, inicialmente o pai biológico se recusou a assumir a paternidade, razão pela qual ela permitiu que sua filha fosse registrada em nome de seu companheiro a época. “Com o passar dos anos, eu refiz minha vida ao lado de outra pessoa, mas mantive contato com o pai biológico dela, que manifestou o desejo de reconhecê-la”.


    Ainda conforme Claudete Penha, o pai registral da menina, embora tivesse interesse em manter o registro em seu nome, nunca manteve contato com a criança, não gerando qualquer vínculo afetivo com a mesma, diferente do pai biológico, que após o nascimento, sempre esteve presente.


    Dessa forma, de acordo com a Defensora, é imprescindível que seja negada a paternidade em relação ao pai registral e confirmada ao pai biológico, devendo posteriormente ser alterado o registro de nascimento da adolescente.


    Gabriela Galvão

    Enviada especial ao Ribeirinho Cidadão

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ribeirinho-cidadao-pai-biologico-e-ex-parceiro-da-mae-brigam-por-reconhecimento-de-paternidade-defensora-ajuiza-acao/307761194

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)