Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada em concurso público pode tomar posse mesmo sem registro em órgão de classe

    há 12 anos

    Aprovada em concurso público para o cargo de assistente social, L.Q.G. moradora da cidade de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) foi chamada para tomar posse do cargo em março de 2012 e tinha 10 dias para se apresentar, com toda a documentação.

    Ciente do que era exigido no edital, a aprovada se dirigiu até o Conselho Regional de Classe para que pudesse proceder a inscrição. Porém o registro não foi possível porque, segundo a resolução do conselho, o pedido de inscrição só seria efetivo com a apresentação do diploma ou declaração de término de curso, documentos que a assistente social ainda não possuía.

    Diante do fato, e com receio de perder a oportunidade do cargo público, L.Q.G. foi até a Defensoria Pública da comarca para garantir o seu direito à nomeação.

    O Defensor Público Maicom Alan Fraga Vendruscolo imediatamente entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. Por sua vez foi informado que não é possível dar posse à impetrante sem referida inscrição junto ao Conselho, tampouco prorrogar o prazo de convocação por igual período por falta de previsão legal.

    De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais o prazo para que o servidor tome posse é de 10 dias. O mesmo Estatuto garante ao servidor empossado, o direito de entrar em efetivo exercício no prazo de 15 dias.

    “Não se torna razoável impedir a posse da impetrante independentemente da inscrição no Conselho, já que durante o prazo para entrar efetivamente em exercício (de 15 dias) seguramente a mesma já estará inscrita nos quadros do Conselho Federal e poderá exercer suas atividades, não havendo que se falar em qualquer prejuízo à Administração Pública”, assegura o Defensor Público Maicom Vendruscolo.

    Conforme o Defensor, outro fato a se destacar é que a aprovada não esperava que seria chamada tão breve, porque o edital só previa cadastro de reserva e também pelo motivo que ele havia sido aprovada em segundo lugar.

    Sem mais alternativas administrativas, restou ao Defensor Público propor um Mandado de Segurança contra a Prefeitura Municipal para que L.Q.G tome posse da vaga independentemente da apresentação no Conselho da Classe.

    A medida requeria, ainda, a prorrogação do prazo para ser nomeada em mais 10 dias úteis. Prazo suficiente para ela dar inscrever no Conselho.

    “A impetrante foi surpreendida com a convocação e impossibilitada de atender aos requisitos solicitados para a posse por culpa alheia a sua e também pela falta de razoabilidade da Prefeitura Municipal em não permitir sua posse independentemente de inscrição no Conselho Federal”, afirma o Defensor.

    Ao analisar os fatos expostos, o Juiz de Direito Wladys Roberto do Amaral acolheu o pedido da aprovada.

    “Defiro a reclamada liminar, para o fim de determinar à autoridade coatora que invista a impetrante no cargo para o qual foi aprovada e nomeada sem a exigência de registro no órgão de classe”, ressaltou a decisão.

    Também foi determinado que a impetrante apresentasse, no prazo de 90 (noventa) dias, o diploma de conclusão de curso e também o registro no órgão de classe, sob pena de revogação da liminar.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10834
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-em-concurso-publico-pode-tomar-posse-mesmo-sem-registro-em-orgao-de-classe/3104766

    Informações relacionadas

    Luiz Felipe da Silva Andrade, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Falta de documento específico não impede nomeação em concurso público

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Aprovado não pode tomar posse sem diploma e registro profissional

    Notíciashá 14 anos

    Exigência de inscrição no CREF para professores de Educação Física é ilegal

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Veja o que pode impedir que aprovado em concurso assuma a vaga

    Amanda Machado, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O edital do concurso público pode fazer exigências que minha própria profissão não faz? Como, por exemplo, exigir uma pós graduação?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)