Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dissolução de casamento tem aumento de 65% após PEC do divórcio

    há 14 anos

    Com a promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 28/2009, que ficou conhecida como a PEC do divórcio, em meados de julho, o número de solicitações de dissolução de casamentos quase dobrou no Balcão da Cidadania da Defensoria Pública de Mato Grosso.

    A PEC, que agora é chamada de Emenda 66, acabou com a exigência da separação judicial prévia por mais de um ano ou da separação de fato por mais de dois anos para que os casais consigam o divórcio. Isso agiliza o processo e diminui a demanda judicial nas Varas de Família para os casais que buscam o fim dos relacionamentos.

    Uma pesquisa sobre registro civil, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), demonstra que em 2006 foram concedidas 101.820 separações judiciais. De acordo com os dados a taxa de divórcios no Brasil subiu 200% entre 1984 e 2007.

    A Defensora Pública Danielle Daltro Dorilêo, coordenadora do Balcão da Cidadania, ressalta que “a nova medida deve ser vista sob dois aspectos distintos: primeiro, desburocratiza sobremaneira a dissolução do casamento, facilitando a vida daqueles que pretendem regularizar uma situação já insustentável; por outro lado, os casais devem pensar bem antes de decidirem pelo divórcio, vez que depois de feito, se as partes resolverem retomar o vínculo matrimonial, somente conseguirão fazê-lo através de um novo casamento”, explicou.

    De acordo com a Defensora Pública, em junho deste ano foram registrados 81 pedidos de dissolução de casamento, em julho 134 casais buscaram o Balcão da Cidadania com a intenção de solicitar o divórcio.

    O divórcio também pode ser feito em cartórios, desde que o casal esteja de comum acordo, e sem ter filhos menores de idade ou incapazes, porém é necessária a contratação de um advogado. Partilha de bens, pensão alimentícia e uso do sobrenome, por exemplo, serão estabelecidos na escritura pública lavrada no cartório. Além dos honorários advocatícios, o cartório também cobra uma taxa pelo serviço, mas se o casal se declarar carente é isento desta taxa cartorária.

    SERVIÇO

    O Balcão da Cidadania está localizado na Avenida do CPA, nº 2254, Edifício American Business Center, Térreo. O atendimento ao público é realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 18h. O telefone para mais informações é (65) 3613-8303.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações318
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dissolucao-de-casamento-tem-aumento-de-65-apos-pec-do-divorcio/2336600

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)