Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "A Judicialização do Direito à Saúde" é tema de livro lançado por Defensor Público

    há 13 anos

    O Defensor Público da Comarca de Tangará da Serra, Ramon Fagundes Botelho lança em 09 de junho o livro “A Judicialização do Direito à Saúde”, fruto da tese de mestrado defendida na Universidade de Coimbra em Portugal.

    A obra relata os estudos realizados no sentido de compreender melhor as questões envolvendo a atuação do Poder Judiciário e as constantes interferências nas políticas públicas de saúde, assunto que deveria ser de exclusiva responsabilidade dos poderes Executivo e Legislativo.

    O livro busca, entre um dos objetivos, retratar as barreiras encontradas pelas pessoas que dependem da saúde pública. E também traz um capítulo dedicado ao tema “distribuição de medicamentos”, área específica da saúde pública que também sofre constantes interferências por meio de decisões judiciais.

    A Defensoria Pública registra um aumento significativo nas questões envolvendo a área da saúde. Os acessos a medicamentos e cirurgias crescem a cada mês. Soluções que deviam ser tomadas de imediato pelo Poder Público para garantir as pessoas o direito à saúde tem sido dificultadas.

    “Frente à omissão dos órgãos responsáveis, o Poder Judiciário é cotidianamente chamado a intervir nessa seara, em seu papel essencial de garantidor dos direitos fundamentais. Surge então a problemática em se definir os limites e contornos da intervenção judicial, ora condicionada pelo princípio da separação dos poderes ou pelo postulado da reserva do possível ”, defende Ramon Fagundes.

    O lançamento da obra ocorrerá no dia 09 de junho, às 19 horas, na Livraria Janina do Shopping Pantanal.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações319
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-judicializacao-do-direito-a-saude-e-tema-de-livro-lancado-por-defensor-publico/2710535

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)