Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Escola não pode negativar nome de aluno por causa de inadimplência

há 12 anos

Apesar da educação ser considerada essencial, sendo direito de todos e dever do Estado, e, com o objetivo de abranger o maior numero de pessoas, ela também é exercida por instituições privadas de ensino. Por isso é considerado um serviço público delegado aos particulares.

Por se tratar de um serviço essencial, caso o consumidor atrase o pagamento de alguma mensalidade, não é admitida a negativação do nome do aluno ou de seus responsáveis junto aos cadastros de proteção ao crédito, o que configura prática abusiva. Os serviços educacionais são vistos pela lei como prestação de serviço social e não como financeiro.

As instituições de ensino também não têm o direito de divulgar o nome do estudante ou contratante inadimplente, devendo exigir o pagamento da dívida judicialmente.

Ademais, a escola não poderá impor sanções como a suspensão de provas, retenção de documentos escolares ou aplicação de penalidade pedagógica por motivo de inadimplemento.

Direitos

O estabelecimento de ensino pode cobrar multa dos inadimplentes, porém, independente do estipulado no contrato, a porcentagem não pode ultrapassar 2%.

Também deve ser mantido o direito à renovação das matrículas, observando o calendário, o regimento da escola ou cláusula contratual, porém, o aluno poderá ser desligado da instituição ao final do período letivo.

Caso o aluno seja negativado de forma indevida, o consumidor deverá entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor, ou com a Defensoria Pública para formalizar a reclamação e, se necessário, buscar juridicamente o cumprimento de seus direitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa com InfoMoney

  • Publicações3773
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44081
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-nao-pode-negativar-nome-de-aluno-por-causa-de-inadimplencia/2999583

Informações relacionadas

Klerysson Wilker Feitosa Guedes, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Escolas ou Faculdades podem negativar alunos(ou responsáveis financeiros?)

Resolvvi Consumidor, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Faculdade pode negativar nome? Entenda tudo sobre o assunto!

Ls Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

A Faculdade, Escola ou Colégio pode Sujar o Nome do Aluno (ou do pai)?

Sérgio Henrique da Silva Pereira, Jornalista
Artigoshá 9 anos

Código do consumidor aplicado nos cursos profissionalizantes

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 6 anos

STJ - Se contrato com escola particular estiver apenas no nome da mãe, o pai também responderá pelas dívidas?

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezado Carlos também acho injusto se olharmos pelo lado da prestação de serviço onde se tem um gasto na sua prestação, ao passo que o aluno recebe um benefício, o ensino, e o não pagamento por esse serviço, caracterizaria enriquecimento ilícito, por parte do aluno, que não é permitido no nosso ordenamento jurídico. Entretanto, devemos analisar o caso conforme os ditames jurídicos. a Educação é um direito do cidadão, que deve ser prestado de graça, pelo Estado ou a quem este delegou. Se o particular recebe essa delegação para prestar um serviço social de ensino e cobrar por esse serviço, quando o mesmo, deve ser gratuito, mesmo que seja para prestar o serviço com melhor de qualidade, que será atrativo para sua empresa, o particular deve assumir o risco.
Não devemos sucumbir o direito, só porque o particular quer receber essa delegação e investir nessa área. Ademais, o Particular pode até cobrar pelo inadimplemento, mas não pode manchar o nome do aluno, que está tentando se desenvolver e estabelecer em uma sociedade "cruel", que nos suga com tantos impostos. Ainda mais quando existe uma desigualdade social muito grande, como ocorre em nossos países. O Direito da Sociedade à Educação é uma obrigação do Estado que deve ser prestada de forma gratuita, portanto, o seu nome não deve ser inserido nos órgãos de proteção ao crédito, por não ter conseguido pagar todas as prestações do curso. continuar lendo

Discordo plenamente.
A Lei LEI No 9.870, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1999, estabelece que o aluno não pode ter prejuízos pedagógicos devido a atrasos ou falta de pagamentos, ex (provas, documentos, etc..).
É importante lembrar que existe um contrato onde há deveres e direitos de ambas as partes, sendo o resposável financeiro (não necessariamente o aluno) não obrigado a respeitar as cláusulas contratuais, o contrato é juridicamente desproporcional, o que não pode.

Posto isso, o Código de Defesa do Consumidor, permite que seja incluído nos órgãos de defesa do consumidor registro sobre inadimplemento dos clientes. Ainda observado sobre a inexistência de prazo para isso.

Ou seja, não permitir que a escola registre no SPC as dívidas dos seus clientes é simplesmente rasgar o Código de Defesa do Consumidor.

Ou tão simples, não permitir que as dívidas contraidas pelas escolas privadas sejam incluídas no SPC/SERASA, uma vez que foram para manter um serviço essencial.

Para finalizar.
Constituição Federal Art. 205
"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho"

"A Obrigação é do Estado e a colaboração (não é obrigação, nem compulsória) da sociedade" continuar lendo

Injusto, desta forma é a mesma coisa de a Instituição de Ensino prestar um serviço de graça, o aluno atrasa o pagamento, não pode ser impedido de requentar as aulas, não pode ser impedido de se rematricular, e não pode ser cobrado?

A Instituição Privada é uma empresa, e deveria ter o direito a negativação como outra empresa qualquer, afinal diferente de instituições Públicas, ela não é mantida pelo governo, muito pelo contrário, o governo pega parte de seus lucros para si.

E não falo apenas de Faculdade, escolas e cursos (pré-vestibular, línguas, etc.) também deveriam ter este direito. continuar lendo

E quando a instituição privada age de má fé temos que ter pena também? Sempre paguei meu curso durante 3 semestres e aí devido a pandemia eles paralisaram as aulas durante 2 meses e queriam cobrar aos alunos prometendo repor as aulas práticas. Sou aluno de eletrotécnica e te digo que nossas aulas práticas foram 4 zero. a compensação deles agora num curso de duração de dois anos são 5 dias de aulas práticas. Isso é justo pra você? continuar lendo

Ola, bom dia.
Escrevi minha filha num cursinho em santa Catarina, paguei a matrícula mais ela não chegou a fazer o curso pois a mesma ficou doente e teve que ficar isolada , porém a escola ficou mandando cobrança dos meses como se ela estivesse estudando. Informei o motivo da e pedi o cancelamento do curso porém eles queriam que eu pagasse a multa de quebra de contrato sendo que paguei matrícula e ela nem fez o curso porque adoeceu. Mesmo assim as cobranças continuaram porq não paguei essa tão multa e agora fui informada que eles colocaram meu nome no cartório de protesto.
Isso é certo? Algum advogado pra me falar. continuar lendo