jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2017
    Adicione tópicos

    Ouvidoria e Associação de Aposentados promovem palestra sobre educação financeira

    Defensoria Pública de Mato Grosso
    há 5 dias

    O Ouvidor-Geral da Defensoria Pública, Lúcio Andrade Hilário, recebeu em seu gabinete a presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas Idosos de Mato Grosso, Sandra Batista de Souza de Oliveira, para o agendamento de uma palestra sobre educação financeira aos idosos de Cuiabá.

    Sandra, que representa uma das 34 associações da classe no estado, procurou o órgão da Defensoria a fim de promover a conscientização dos aposentados e pensionistas considerados atualmente o maior alvo de empresas de crédito, que realizam ofertas agressivas de empréstimos.

    “Uma parcela da população que levantou grande demanda durante o processo eletivo da Ouvidoria foi a dos aposentados e pensionistas. É necessário que se trabalhe de forma mais intensa seus direitos, bem como o acesso à sua informação”, defendeu o Ouvidor.

    Já a presidente da associação explicou um pouco como se opera grande parte dos casos.

    “Os idosos são os principais alvos de empresas de crédito, por exemplo. São ludibriados mais facilmente, por isso quanto mais instruídos estiverem, maiss casos serão evitados. Essa é uma questão muito delicada, em que em muitos casos, pouco há o que se fazer após o fato”, explicou.

    Sandra conta que alguns aposentados também procuram as empresas voluntariamente, e acabam realizando empréstimos por não calcularem os juros incluídos nas parcelas, acreditando que deverão restitui apenas o valor emprestado. Por isso, a presidente acredita que a reeducação financeira deve traçar um planejamento coerente com seus ganhos mensais. “É preciso esclarecer que o idoso deve considerar as condições do contrato antes de celebrá-lo”, avisa.

    A Defensora Pública Maria Luziane Ribeiro, que atua no Núcleo de Defesa do Consumidor e também participou da reunião, explicou que existe um fator de carência afetiva além da de conhecimento.

    Lúcio ratificou o exposto durante a reunião, reforçando que a conscientização é o melhor caminho para a atuação da Defensoria na matéria. “Nosso primeiro objetivo é de levar a informação com essa palestra agendada para 26 de maio, para evitar a ocorrência de novos casos”, finalizou.

    Palestra

    A palestra irá acontecer no dia 26 de maio, na Rua Desembargador Ferreira Mendes, n. 350, Centro, na sede da associação, ao lado da Câmara Municipal.

    Paulo Radamés
    Assessoria de Imprensa

    Disponível em: http://dp-mt.jusbrasil.com.br/noticias/450189799/ouvidoria-e-associacao-de-aposentados-promovem-palestra-sobre-educacao-financeira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)