Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora debate políticas públicas para população em situação de rua

    há 6 anos

    A Defensora Pública e membro do Fórum de População de Rua de Cuiabá, Rosana Esteves Monteiro, ministrou palestra, na tarde desta sexta-feira (10), sobre a população em situação de rua, durante o seminário “Educação em Direitos Humanos: desafios do cenário atual”, realizado no auditório do Tribunal de Justiça. A abordagem do tema fez parte da Mesa III do evento, intitulada de Políticas Públicas e Direitos Humanos, seguida por um debate com os presentes.

    Antes de entrar no tema propriamente dito, no entanto, a Defensora fez questão de ressaltar o papel da Defensoria Pública, como Instituição do povo e para o povo. “A Defensoria Pública é direito de acesso à justiça, é direito público e de qualidade e tem como uma das suas incumbências a promoção dos Direitos Humanos, por isso queremos e devemos estar junto com os movimentos sociais”.

    Ao falar sobre as políticas públicas para as pessoas em situação de rua, Rosana Monteiro ponderou sobre a necessidade da integração de interseções voltadas a educação, saúde, trabalho, habitação, dentro outros direitos fundamentais, devido à complexidade de sua implementação. “Queremos trazer visibilidade para essa população e esse é um trabalho extremamente desafiador. Não é só assistência, essa população sequer entra no censo”.

    De acordo com a Defensora, para intervir em favor desta população é necessário promover e fomentar o envolvimento da população de rua, criar a política no Estado e Município, bem como o comprometimento da administração pública.

    A Defensora Pública Giovanna Marielly da Silva Santos também participou do evento, representando a Instituição na mesa de abertura. “A Defensoria Pública tem cravado na sua identidade a educação em Direitos Humanos e não poderia deixar de estar presente”.

    Promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Estadual e Mato Grosso (Unemat), o seminário contou ainda com a participação da Defensora Pública Thaís Cristina Ferreira Borges.

    Gabriela Galvão
    Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-debate-politicas-publicas-para-populacao-em-situacao-de-rua/519485192

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)