Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria participa do 1º Multiação de 2018 no Pedra 90

    há 6 anos

    A Defensoria Pública de Mato Grosso disponibilizará dois defensores públicos e dois assessores jurídicos para o atendimento e orientação jurídica durante o projeto Multiação, que acontece amanhã (sábado - 17/3), no bairro Pedra 90, em Cuiabá, das 8h às 18h. A Universidade de Cuiabá (Unic) atuará em conjunto com a Defensoria na orientação jurídica.

    O evento é coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e pela Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA) em parceria com 38 empresas e órgãos que farão atendimento nas áreas de saúde, educação, cidadania, empreendedorismo, cultura e lazer. A Fiemt informa que as senhas para o atendimento em saúde serão distribuídas a partir das 7h.

    “A Defensoria Pública tem a função de atender a população carente e esse evento é uma oportunidade para explicarmos ao cidadão quais as nossas atribuições, em quais casos podemos ajudá-los e quais são nossos critérios de atendimentos. Muita gente perde a cidadania por ignorar que existe uma instituição que trabalha especificamente para promover o acesso de quem não pode pagar por um advogado, à Justiça, aos direitos humanos e à cidadania”, explica o segundo subdefensor público-geral, Caio Zumioti.

    Trabalharão no evento os defensores Corina Pissato e Fernando Ciscato Bastos e dois assessores. Cada um num período do dia, com o apoio de 10 estudantes do curso de direito da Unic.

    INSS - Entre os parceiros do evento está o Instituto Nacional de Previdência Social, que ofertará os serviços de inscrição na Previdência Social, simulação de tempo de contribuição, consulta à perícia médica, solicitação de extrato de empréstimo consignado, de contribuições previdenciárias e de pagamento de benefícios.

    Saúde - O hospital Santa Helena realizará cirurgias em pacientes encaminhados pela Clínica Genus, que fará 80 consultas ortopédicas. O Hospital Amecor realizará 40 consultas com cardiologistas, já a Unimed atenderá 100 pessoas que tenham interesse em se consultar com clínico geral, 50 com nutricionista e 50 com pediatras

    A Univag estará presente com atendimento médico de ginecologia e pediatria (50 consultas cada), reumatologia, fonoaudiologia e endocrinologia (20 consultas cada), além de atendimento em odontologia, biomedicina, farmácia, fisioterapia e nutrição.

    No evento, serão realizadas 40 consultas oncológicas pela Clínica Oncomed. O exame Antígeno Prostático Específico (PSA), para detectar câncer de próstata, será oferecido pelo Laboratório Carlos Chagas, que também fará teste de diabetes, cadastro de exames e orientação de dieta. O Laboratório Imagens realizará ultrassonografias do abdômen total e superior, da tireoide, das articulações e trato urinário.

    A Associação de Oftalmologia realizará 120 consultas, enquanto a Pró Ótica doará 100 unidades de óculos e fará reparos em armações. O Centro de Patologia e Citologia realizará 50 exames ginecológicos e Papanicolau, já a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gereontologia fará 20 consultas e, ainda, atividades com idosos.

    A Uniodonto realizará 300 atendimentos para aplicação de flúor, orientação de higiene oral, pinturas e desenhos temáticos. A equipe de Odontologia da Universidade de Cuiabá (Unic) fará avaliação com foco em lesão na boca, enquanto a de Fisioterapia realizará triagem para o atendimento ortopédico e análise postural, além de orientações para praticar exercícios físicos.

    O Exército Brasileiro realizará 60 consultas com clínico geral e campanha contra a dengue. O Rotary ofertará vacinas, para isso é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

    O evento será no bairro Pedra 90, avenida Integração Dois – Etapa II. As senhas para a área de saúde serão distribuídas a partir das 7h.

    Outros serviços - O Projeto Via Láctea fará o cadastro de ponto para doação de leite materno e incentivar o parto normal e humanizado. O Instituto Embelleze realizará cortes de cabelo e serviço de manicure, já a Univag fará massagem e sobrancelha. O Instituto Ação Verde distribuirá mudas de espécies nativas, folder e cartilhas de educação ambiental. A Clínica Veterinária Cuiabá ofertará vermifugação para cães e gatos, enquanto o Centro de Zoonoses de Cuiabá vacinará os animais contra raiva.

    A Energisa emitirá a segunda via da conta de energia elétrica, renegociará dívidas e orientará sobre o uso racional de energia, além de fazer o cadastro na tarifa social de baixa renda. A Águas Cuiabá emitirá contas e fará renegociação e parcelamento de dívidas. A Associação Mato-Grossense de Transportes Urbanos (MTU) emitirá a 1º via de cartão integração, 1º via de cartão melhor idade (a partir de 60 anos), 2º via dos cartões Integração, melhor idade, Pessoa com Necessidades Especiais (PNE), escolar 100% e 50%, além de efetuar as recargas de cartões e dar suporte à utilização do site e aplicativos.

    A partir desta edição, Sebrae em Mato Grosso realizará troca de dois litros de óleo de cozinha usado por um vidro de 500 ml de detergente líquido. Além dessa ação de sustentabilidade, a instituição realizará também atendimento itinerante e orientação empresarial. Já a Caixa Econômica Federal orientará sobre o Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), habitação, Programa de Integracao Social (PIS) e cartão de crédito.

    O Sine esclarecerá dúvidas sobre o Seguro Desemprego. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) também estará no Multiação para ouvir o cidadão, por meio da Ouvidoria e da Central de Atendimento ao Jurisdicionado (CAJ), além de apresentar ações de cidadania (Futuro em Jogo, cartilhas, folders, informações). A população do Pedra 90 e região poderá participar da mini oficina do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) “Madeira, Tinta e Flor”, que irá trabalhar marcenaria, jardinagem e pintura decorativa. A instituição também ofertará vagas em cursos de qualificação profissional.

    Os interessados em concluir os estudos poderão procurar o Serviço Social da Indústria (Sesi MT), que estará presente com matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade a distância, disponível para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3º ano).

    No espaço Sesi Cultura, haverá pintura de mãos e contação de história. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) ofertará vagas de estágio. A Cavalaria de Polícia Militar do Estado dará apoio à equipe de segurança. A internet no evento será disponibilizada pela Stelmat, a água pela Puríssima e o Café Brasileiro distribuirá café para degustação.


    Assessoria da DPE/MT com Assessoria Fiemt

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-participa-do-1o-multiacao-de-2018-no-pedra-90/556852413

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)