Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora Pública que atua no CAC recebe título de cidadã mato-grossense da ALMT

    há 6 anos

    A defensora pública de Tramandaí (RS), Corina Pissato, que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC) da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) é, simbolicamente, uma conterrânea dos mato-grossenses desde terça-feira (19/6). Corina foi homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o título de “cidadã mato-grossense”, junto de outras 51 pessoas, por prestarem serviços relevantes à sociedade.

    A cerimônia foi organizada pelo gabinete do deputado estadual Valdir Barranco e a escolha do nome de Corina para receber a condecoração está relacionada com a sua atuação à frente da Vara de Conflitos Agrários, na qual atende sozinha, todos os processos em que grupos de pessoas carentes figuram como parte em processos de disputa por terra.

    A defensora conta que se sente muito feliz com a homenagem e garante que o reconhecimento é um alento que apaga todas as dificuldades enfrentadas durante o trabalho. “É muito gratificante para um profissional receber esse tipo de reconhecimento. No trabalho com conflitos agrários é muito difícil conseguirmos agradar a alguém, pois as soluções não são perfeitas para as partes, são complexas e sempre existem perdas. Mas, receber um reconhecimento como esse, apaga todas as reclamações”, afirma.

    Corina conta que antes de vir para Mato Grosso trabalhou como defensora pública no Pará, por quatro anos. Antes, trabalhou na mesma função, porém como advogada, em São Paulo. “Eu, de certa forma sempre atuei como defensora pública. Passei no Pará e aqui e assumi em Mato Grosso as comarcas de Querência e Ribeirão Cascalheira, depois de trabalhar como defensora no Pará. Um ano e oito meses depois, por uma remoção, vim para Cuiabá atuar no CAC. E em São Paulo, de 2000 a 2006, atendi carentes, num convênio do Estado com a OAB, porque lá não tinha Defensoria”, lembra.

    Mãe de duas filhas paulistas, Corina afirma que se sente realizada em Mato Grosso, onde atua também nos mutirões que levam atendimento da Defensoria Pública até a população alvo dos trabalhos da Instituição, que moram em bairros periféricos e lugares distantes da região central. Entre os projetos que atuam dessa forma estão o “Defensoria Até Você” e o “Ribeirinho Cidadão”, o primeiro coordenado pela DPMT e o segundo, idealizado pela Instituição. A atuação no lugar onde a população pobre do estado vive também se dá por meio de parcerias com as feitas com o Multiação, Ação Global e outros.

    Em 2018 Corina e o colega do CAC, Fernando Ciscato, já atuaram em nove mutirões em bairros como Osmar Cabral, Pedra 90, Jardim Leblon, Jardim Vitória, Parque Cuiabá, Jardim Passaredo, nos quais a média de atendimento é de 90 pessoas. “É um trabalho importante e me sinto honrada em poder participar dessa atuação”.

    Márcia Oliveira
    Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-publica-que-atua-no-cac-recebe-titulo-de-cidada-mato-grossense-da-almt/591326183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)