Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora pede manutenção de apoio para o combate à violência contra mulher em troca de Comando da PM

    há 6 anos

    A defensora pública que atua na Defesa de Vítimas de Violência em Várzea Grande, Tânia Matos, representou a Instituição em solenidade de troca do Comando Regional de Várzea Grande (CR II) da Polícia Militar, nesta segunda-feira (13/8), no auditório do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Cristo Rei, e pediu continuidade no apoio das ações em parceria com a Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT).

    A defensora é a responsável pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Rede de Frente) na comarca e lembra que o comandante que deixou o posto, Alessandro Ferreira da Silva, foi parceiro, receptivo às demandas do projeto e auxiliou nas ações de proteção às mulheres vítimas de violência em conjunto com a DPMT.

    Tânia lembra que uma das ações cuja participação da PM é fundamental é a “Patrulha Maria da Penha”, cujos integrantes, policiais militares e guardas municipais, serão treinados em setembro para garantir policiamento ostensivo a mulheres que estão asseguradas por medidas protetivas. O lançamento do projeto está marcado para outubro e o início das patrulhas, para o dia 5 de novembro.

    “Para a Defensoria é muito importante ter a Polícia Militar como parceira nesse projeto, pois ela garante proteção maior para mulheres que estão sob ameaça e risco de vida. Em Várzea Grande temos uma média de 50 pedidos de medida protetiva por mês e com a Patrulha Maria da Penha, além da patrulha aleatória nos locais onde essas mulheres vivem, elas contarão com um número de telefone para ligar, em casos de emergência”, explica.

    Com a saída do comandante Silva, o responsável pelas ações da Polícia Militar em Várzea Grande e mais seis municípios será o coronel Marcos Roberto Sovinsk, de quem a Defensoria espera contar com o apoio para as ações de garantia de integridade física, psicológica e social da população, já desenvolvidas.

    “O coronel Alessandro fez um excelente trabalho aqui e a população agradece a sua dedicação. Ao coronel Sovinski desejamos sucesso na condução do Comando e pedimos que mantenha a mesma integração entre os Poderes e instituições essenciais à manutenção da Justiça”, disse a defensora.

    Participaram da solenidade o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha e o vice-prefeito, José Hazama representando a prefeita Lucimar Campos.

    Maria da Penha – A defensora lembra que em comemoração aos 12 anos da Lei 11.340/06, ministrou palestra sobre os avanços e desafios sociais conquistados com ela, no dia (10), no auditório da Assistência Social do município.

    Para Tânia, a instalação de quatros varas especializadas e equipamentos sociais de proteção para as mulheres são avanços verificados no município. A implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a edição da lei 4.341/18, que destina 5% do total de moradias populares de programas habitacionais para mulheres em situação de violência, e o projeto Bem de Família, que trabalha com os agressores, também são medidas importantes, pontuou.

    “Ainda há muitos desafios a serem vencidos no que propõe a lei, especialmente quanto às políticas públicas voltadas para mulheres. O fortalecimento da Superintendência de Políticas para Mulheres posso dizer que é um grande desafio”, garente.

    Cuiabá – Na Capital a coordenadora do Núcleo da Defesa da Mulher (Nudem), a defensora pública Rosana Leite, participou de roda de conversa sobre o tema no Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) e fez palestra na Casa Cuiabana, no dia 7 de agosto.

    Márcia Oliveira
    Assessoria de Imprensa

    • Publicações3773
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-pede-manutencao-de-apoio-para-o-combate-a-violencia-contra-mulher-em-troca-de-comando-da-pm/612006109

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)